Crônicas de Nárnia

Procura-se Aslam!
Ao ficar sumido por 100 anos, onde Aslam se meteu?



            Por: Helena Fontes

“Ao roubar o trono de Nárnia, Jadis (feiticeira branca), justificando o feito com o argumento de ser uma Filha de Eva e descendente dos Gigantes do Norte, governa Nárnia por 100 anos. Ao longo deste reinado, Aslam sumiu. Mas por onde ele andou?”

No livro (e também no filme), Aslam só reapareceria quando os dois filhos de Adão e as duas filhas de Eva fossem a Nárnia. Porém, em momento algum disseram o local em que Aslam permaneceu durante os 100 anos.

Nós, do blog Apaixonadas por palavras, pesquisamos a fundo todos os lugares nos arredores de Nárnia e descobrimos locais possíveis e impossíveis para a morada do poderoso leão.

Lugares possíveis:
Cair Paravel: castelo onde os reis de Nárnia governam. Porém, seria muito fácil de ser encontrado por seus súditos e até mesmo pela feiticeira.

Durne: a maior das Ilhas Solitárias. Um bom local, porém, solitária até demais.

Monte Aslam: local construído ao longo dos anos ao redor da Mesa de Pedra. Por ser de Aslam pode até parecer seguro, mas é muito óbvio. Além disso, as cavernas de lá são úmidas.

Lugares impossíveis:

Ilha Água da Morte: seu lago transforma em ouro legítimo tudo o que nele cair. Mesmo para o poderoso leão seria perigoso. Já pensou se ele vira uma estátua de ouro?

Mesa de pedra: local onde Aslam é sacrificado pela Feiticeira Branca, no lugar de Edmundo. Como já diz o nome, é uma mesa, e o local é aberto. Imagine se chovesse!

Rio Ruidoso: demarca a fronteira entre Nárnia e o Norte, terra dos gigantes. Como foi falado no início da reportagem, a feiticeira branca é descendente de gigantes. E se ela for a mais boazinha da espécie? Imagine o que eles poderiam fazer com o Aslam.

Enfim, chegamos à conclusão de que o lugar mais indicado é o País de Aslam, local para onde Aslam leva tudo o que seleciona no final do mundo de Nárnia. É lá que os selecionados encontram seus antepassados e onde nenhuma feiticeira metida a besta poderia mandar e desmandar e o poderoso leão poderia reinar em paz.


A aparição do Papai Noel em Nárnia


Papai Noel da um susto em Lucia, Susana e Pedro ao chegar a Nárnia, mas também traz presentes.


            Por: Maissa Vicente

“Quando Lucia, Susana e Pedro fogem da casa do castor eles se escondem até os soldados da feiticeira saírem, quando eles saem dão de cara com o Papai Noel que da alguns presentes para eles.”

Quando Lucia, Susana e Pedro recebem os presentes ficam surpresos ao ver que não são brinquedos e sim armas brancas de guerra. Mas eles sabem que iram precisar dessas armas para usar contra a feiticeira e seus aliados, e ficam gratos pelo presente.
O suco da flor de fogo foi dado a Lucia. Um arco e umatrompazinha para Susana. Uma espada grande de prata para Pedro. Edmundo não ganhou presente por que ele estava no castelo da Feiticeira.
O suco da flor de fogo de Lucia cresce nas montanhas do sol, e que pode curar qualquer ferida, e também acabou salvando  a vida de Aslam.
O arco de Susana é um arco medieval parecido com o modelo Huno e assimétrico inteiriço além de ser  curvado, e também uma aljava cheia de setas e uma trompazinha de marfim. Foi inventado na Ásia central e levado para a Europa pelos Hunos. Sua simetria permite que ele seja pratico em qualquer tamanha.
A espada de Pedro é medieval também, mas não conseguimos achar o modelo, mas sabemos um pouco sobre ela, à espada é formada basicamente por uma lamina de metal com gumes nos dois lados, essa lamina e fixada a um cabo feito de metal.


“No Seu mundo tenho outro nome”
          A história do sacrifício de Aslam é a mesma de Jesus Cristo?

Por: Sandy Santos Costa                                               

“Aslam sacrifica-se no lugar de Edmundo Pevensie para livrá-lo da morte, o que assemelha-se com o sacrifício de Jesus no Calvário para nos libertar da morte .”

Aslam é um leão muito respeitado em Nárnia, que faz um papel semelhante ao de Jesus Cristo. Segundo muitos leitores e cristãos, Aslam é uma alegoria para Jesus, pois os valores e atos praticados por Aslam são semelhantes ao de Cristo. Refere-se à Aslam também como filho do Imperador de Além Mar, este que faria o papel de Deus, reforçando o papel de Aslam como Cristo. Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Aslam sacrifica-se no lugar de Edmundo Pevensie para livrá-lo da morte, o que assemelha-se com o sacrifício de Jesus no Calvário para nos libertar da morte .

Outra possível referência cristã é a sua transfiguração em cordeiro no livro A viagem do Peregrino da Alvorada, também uma referência a Jesus Cristo, como descrito em Apocalipse 7:10: "Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro". Curiosamente essa forma se mostra no País de Aslam, com o qual podemos estabelecer um paralelo com o Paraíso, onde Jesus é constantemente declarado como "o Cordeiro", conforme é descrito no Apocalipse. Em  uma passagem do filme, Aslam diz: "No seu mundo tenho outro nome, você precisa aprender a me reconhecer lá" , interpretando de uma maneira cristã, o leão estaria se referindo a Jesus Cristo.

Quase sempre o que Aslam faz ou diz ao longo das histórias, possui paralelos cristãos. Aslam é um personagem diferente para muitos, mas Lewis, que também era escritor de teologia, mostrou, pelas semelhanças e imagens usadas, que quis apresentar aos seus leitores aquele mesmo personagem que tanto intriga nosso mundo.

Então "As crônicas de Nárnia" é realmente um filme cristão? Sim. Levando em conta a religião do autor e a comparação com a bíblia, podemos dizer que é uma representação cristã, porém, de uma forma muito sutil.  Seria Nárnia o "céu"?  Talvez, mas independente da sua religião, do seu Deus, aprenda a reconhecer Aslam na Terra, e você chegará aos céus, ou em Nárnia, quem sabe.


domingo, 20 de abril de 2014


Resenha do livro:

“As Crônicas de Nárnia, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”.

     Fugindo da guerra, quatro crianças se instalam em um imenso casarão de um senhor já bem velho. Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia ficam todos os dias desvendando os mistérios daquele lugar. Então, um belo dia, quando estavam olhando todos os cômodos, Lúcia, a mais nova, encontra um guarda-roupa solitário em uma sala vazia. Ela resolve entrar ali, porém acaba se vendo em um outro mundo, frio e escuro.
Lá ela conhece o Sr. Tumnus, um fauno muito gentil. Ao saber que ela é uma Filha de Eva, ele a convida para tomar um chá. Na verdade, ele tinha ordens da Feiticeira Branca para entregar qualquer Filho de Adão ou Filha de Eva que aparecesse por ali, mas  não teve coragem e leva Lucia de volta para o guarda-roupa.  

    Quando ela volta para seu próprio mundo percebe que o tempo decorrida na terra mágica, Nárnia, é diferente de nosso mundo e ao contar tudo para seus irmãos nenhum deles acredita e acha que ela está inventando. Porém quando  ela volta a Nárnia,  Edmundo a segue. É quando ele encontra a Feiticeira, que  lhe da um manjar-turco (que  estava enfeitiçado), mas ele só ganharia mais desde que levasse seus irmãos até ela.

    Quando Edmundo volta para casa, ele planeja como levar seus irmãos  para Nárnia, até que um  dia todos os irmãos  entram em Nárnia. Ao chegar em Nárnia, eles foram  procurar o Sr. Tumnus. Lucia fica sabendo pelo Sr. e Sra. Castor, que ele foi levado pela Feiticeira por não a ter entregue. E eles tomam também conhecimento de uma antiga profecia, que provavelmente se referia  a eles:
"Quando a carne de Adão,
Quando o osso de Adão,
Em Cair Paravel,
No trono sentar,
Então há de chegar,
Ao fim a aflição."

    E quando isso acontecer, Aslam (o criador de Nárnia e responsável pela criação das criaturas fantásticas que habitam em Nárnia) irá retornar e salvar todos os habitantes dessa terra magica

"O mal será bem quando Aslam chegar,
Ao seu rugido, a dor fugirá,
Nos seus dentes, o inverno morrerá,
Na sua juba, a flor há de voltar."
    
    Com muitas dificuldades e com  ajuda de Aslam,eles  conseguem derrotar a feiticeira! 
Assim, Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro se tornaram reis e rainhas de Nárnia. 
    Passado um tempo, os irmãos já não eram mais crianças e sim adultos. Passando pelos campos de Nárnia eles  encontraram um lugar que lhes parecerá familiar, continuaram andando e abriram uma porta: todos caíram no chão e voltaram a ser crianças! Ou seja, voltaram para casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário