domingo, 20 de abril de 2014

Resenha do livro:

“As Crônicas de Nárnia, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”.

     Fugindo da guerra, quatro crianças se instalam em um imenso casarão de um senhor já bem velho. Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia ficam todos os dias desvendando os mistérios daquele lugar. Então, um belo dia, quando estavam olhando todos os cômodos, Lúcia, a mais nova, encontra um guarda-roupa solitário em uma sala vazia. Ela resolve entrar ali, porém acaba se vendo em um outro mundo, frio e escuro.
Lá ela conhece o Sr. Tumnus, um fauno muito gentil. Ao saber que ela é uma Filha de Eva, ele a convida para tomar um chá. Na verdade, ele tinha ordens da Feiticeira Branca para entregar qualquer Filho de Adão ou Filha de Eva que aparecesse por ali, mas  não teve coragem e leva Lucia de volta para o guarda-roupa.  

    Quando ela volta para seu próprio mundo percebe que o tempo decorrida na terra mágica, Nárnia, é diferente de nosso mundo e ao contar tudo para seus irmãos nenhum deles acredita e acha que ela está inventando. Porém quando  ela volta a Nárnia,  Edmundo a segue. É quando ele encontra a Feiticeira, que  lhe da um manjar-turco (que  estava enfeitiçado), mas ele só ganharia mais desde que levasse seus irmãos até ela.

    Quando Edmundo volta para casa, ele planeja como levar seus irmãos  para Nárnia, até que um  dia todos os irmãos  entram em Nárnia. Ao chegar em Nárnia, eles foram  procurar o Sr. Tumnus. Lucia fica sabendo pelo Sr. e Sra. Castor, que ele foi levado pela Feiticeira por não a ter entregue. E eles tomam também conhecimento de uma antiga profecia, que provavelmente se referia  a eles:
"Quando a carne de Adão,
Quando o osso de Adão,
Em Cair Paravel,
No trono sentar,
Então há de chegar,
Ao fim a aflição."

    E quando isso acontecer, Aslam (o criador de Nárnia e responsável pela criação das criaturas fantásticas que habitam em Nárnia) irá retornar e salvar todos os habitantes dessa terra magica

"O mal será bem quando Aslam chegar,
Ao seu rugido, a dor fugirá,
Nos seus dentes, o inverno morrerá,
Na sua juba, a flor há de voltar."
    
    Com muitas dificuldades e com  ajuda de Aslam,eles  conseguem derrotar a feiticeira! 
Assim, Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro se tornaram reis e rainhas de Nárnia. 
    Passado um tempo, os irmãos já não eram mais crianças e sim adultos. Passando pelos campos de Nárnia eles  encontraram um lugar que lhes parecerá familiar, continuaram andando e abriram uma porta: todos caíram no chão e voltaram a ser crianças! Ou seja, voltaram para casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário