sábado, 21 de junho de 2014


Trilogia Jogos Vorazes:



Jogos Vorazes, o livro



   Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos Vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.

   Ambientado num futuro sombrio, Jogos vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.

  Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

   Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.

   Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

(Fonte: Rocco)

LANÇAMENTO AO REDOR DO MUNDO
   
   O livro foi editado pela Scholastic e lançado nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2008 com o nome de The Hunger Games. O lançamento do primeiro livro da série no Brasil aconteceu apenas dois anos depois, em setembro de 2010 pela Rocco.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

   A editora Scholastic adquiriu a trilogia de Suzanne Collins num acordo de seis dígitos pela agente Rosemary Stimola em 2006, e Jogos Vorazes rapidamente se tornou um favorito interno. “Normalmente um editor prende o manuscrito contra o peito e não compartilha até que tudo esteja absolutamente perfeito, mas esse veio num formato tão bom,” diz David Levithan, diretor editorial executivo da Scholastic. “Queríamos passar para o maior número de pessoas o mais rápido possível.”

   Antes mesmo de ser lançado, o manuscrito de Jogos Vorazes foi distribuído pela Scholastic para livreiros, adolescentes e Book Sense. A recepção foi boa. “É tão acessível quanto Harry Potter,” disse Carol Chittenden, dona do Eight Cousins em Falmouth, Massachusetts, e compradora de livros infantis na BookStream, que virou fã logo. “Será um grande livro.” Heather Doss, compradora de livros infantis no Bookazine, disse, “É uma daquelas leituras em uma tacada só até 2 da manhã em que você culpa seu representante no dia seguinte por não ter dormido.”

   Jogos Vorazes se tornou imediatamente um bestseller na lista do jornal norte-americano New York Times. Chamado de “viciante” pelo escritor Stephen King em uma crítica para a revista Entertainment Weekly e de “incrível” por Stephanie Meyer em seu site, o livro foi nomeado um dos livros mais notáveis de 2008 pelo New York Times.


RESUMO (CONTÉM SPOILERS DA TRAMA)
  
  O primeiro livro, Jogos Vorazes, assim como as outras duas sequências, Em Chamas e A Esperança, são divididos em três partes. Em Jogos Vorazes, a primeira parte é dedicada principalmente a uma apresentação dos principais personagens da série, ao cotidiano de Katniss, protagonista, e à Panem, país onde se passa a história e que um dia já foi a América do Norte.

   A primeira parte é chamada de “Os Tributos”. Além de apresentar ao leitor o mundo de Katniss, é contada a história dos Jogos Vorazes e da Capital e os personagens principais são descritos nessa primeira parte do livro.

   “Os Jogos”, a 2a parte, é basicamente uma preparação para o desfecho do livro. Dedica-se sobre o desenvolvimento da 74a edição dos Jogos, à sobrevivência de Katniss na arena e às suas conclusões sobre Peeta, Rue e vários outros personagens.

   “O Vencedor” é o desfecho do primeiro livro da trilogia. É onde Katniss vence os Jogos, junto com Peeta, desafiando a Capital com as amoras-cadeado. Esse ato é o que faz com que os outros dois livros da série venham a seguir. Se não fosse por esse ato rebelde, os Jogos terminariam e teríamos um vencedor que nunca foi contra a Capital.




Em Chamas, o livro



Em Chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada comJogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero ser grande e Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times.

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.
Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.
       (Fonte: Rocco)

LANÇAMENTO AO REDOR DO MUNDO

Lançado nos EUA em 1° de setembro de 2009 com o nome de Catching Fire. No Brasil foi lançado pela Rocco em 29 de abril de 2011.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Após o sucesso do primeiro livro da trilogia, o livro seguinte, Em Chamas, não arrancou tantos elogios da crítica quanto o primeiro. Com uma tiragem inicial de 350 mil cópias, o livro foi elogiado pela Publishers Weekly, Booklist e Times mas criticado também pelo The Plain Dealer e pela revista Entertainment Weekly. Esta criticou que o livro é mais fraco que o anterior, Jogos Vorazes, e diz que “Katniss finge estar apaixonada pelo seu compaheiro de natureza gentil nos Jogos Peeta Mellark, mas ela secretamente anseia por se juntar a Gale, um amigo de infância. Exceto – por quê? Há pouca diferença entre dois caras fragilmente imaginados, tirando o fato de Peeta ter um nome diferente. Collins não cria nada da energia erótica que faz Crepúsculo, por exemplo, tão estranhamente chamativo.”

Contudo, o livro recebeu honrarias como o quarto lugar na revista Times em Melhor Livro Ficcional de 2009, enquanto a revista People nomeia o oitavo melhor livro de 2009. Ganhou também o prêmio de Melhor Livro do Ano pela Publishers Weekly.

RESUMO (CONTÉM SPOILERS DA TRAMA)    

Após os problemas com a Capital no livro anterior, no segundo livro da série, Em Chamas, os problemas dobram. Em “As Fagulhas”, além de Katniss receber uma visita especial vinda da Capital, ela e Peeta são obrigados a passar por todos os distritos de Panem no Tour da Vitória que os campeões dos Jogos Vorazes têm após vencerem o Jogo.

Depois de alguns problemas no Distrito 11, a vida de Katniss e Peeta torna-se uma vida de “showbizz”. Ambos fingem estar felizes um com o outro, amando a vida de luxo que agora têm, mesmo sendo explorados pelos outros através da imagem de campeões que têm.Ao voltarem para o Distrito 12 esperando retomarem sua vida antes dos Jogos, Katniss descobre diversas mudanças, sejam em outros distritos, como levantes, ou até mesmo mudança de Pacificadores no Distrito 12.

“O Massacre”, nome da segunda parte do livro, começa quando Katniss acha duas fugitivas do Distrito 8 na floresta e que tentam ir para o inóspito Distrito 13. Após conversarem, Katniss volta para casa e vê a cerca elétrica ligada, o que nunca aconteceu; então é obrigada a subir em uma árvore para pular a cerca. Machuca-se na queda e descobre ter sofrido uma lesão na perna.

Impossibilitada de sair e recebendo visitas de Peeta todo dia, os dois aproximam-se e conhecem-se melhor, algo esquisito, já que passaram muito tempo juntos. Então, recebe o anúncio do Massacre Quaternário, edição especial dos Jogos que se realiza a cada 25 anos. O resto de “O Massacre” é dedicado para a preparação para a septuagésima quinta edição dos Jogos Vorazes.

Então, a última parte, “O Inimigo”, chega. Suzanne Collins mostra-se extremamente habilidosa naquilo que fez no livro anterior: terminar uma história que parece que não terminará tão de repente. Em duzentas páginas, a autora finaliza o livro tão rápido e bem feito que o final da história é rápido, áspero e duro, igual a protagonista.

O livro termina resolvendo todas as questões que ele mesmo criou e abrindo outras que só serão resolvidas no próximo livro, A Esperança.




A Esperança, o livro





   O volume final da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, é exatamente o livro pelo qual os fãs esperavam: complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss Everdeen tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra. A série, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, é o mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, e mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura.

   O livro será adaptado para o cinema em duas partes, com previsão de lançamento para 21 de novembro de 2014 e 20 de novembro de 2015, respectivamente. A direção está a cargo de Francis Lawrence, que também dirigiu Em Chamas. As filmagens já começaram, e junta-se ao elenco, entre outros nomes, Julianne Moore como a Presidente Coin, do Distrito 13.
A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista dos mais vendidos do jornal The New York Times, e também permaneceu no topo do ranking do USA Today e da revista Publisher’s Weekly.

   Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A Esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.

   Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.

  Ambientado num futuro sombrio, a saga Jogos Vorazes é pioneira de uma tendência que ganhou força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time em 2010. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 44 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.
(Fonte: Rocco)

LANÇAMENTO AO REDOR DO MUNDO

  O último livro da trilogia Jogos Vorazes, escrito por Suzanne Collins, foi lançado pela Scholastic em 24 de agosto de 2010 nos Estados Unidos e Canadá com o nome de Mockingjay; nos outros países de língua inglesa, como o Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália, foi lançado no dia seguinte. O e-book, porém, foi lançado seis dias antes do lançamento na América do Norte, dia 18.

  Aqui no Brasil, o livro foi lançado 5 de outubro do ano seguinte. Já em Portugal, o lançamento foi em novembro, com o título de A Revolta.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  
  Com uma tiragem inicial de um milhão e duzentas mil cópias nos Estados Unidos, A Esperança na sua primeira semana de lançamento vendeu 450 mil exemplares. A editora Scholastic adicionou para a impressão mais 400 mil cópias, somando 1,6 milhões de exemplares.

  As críticas sobre o livro foram boas também. A Entertainment Weekly disse o seguinte sobre o livro: “Os fãs ficarão felizes em saber que A Esperança é tão complexo e imaginativo quanto Jogos Vorazes e Em Chamas”.  E não parou por aí: New York Times, Los Angeles Times, Publishers Weekly e outros elogiaram o livro.
Porém a única crítica negativa foi feita por um jornal da Califórnia, The Sacramento Bee. O jornal criticou Collins por não ter dado tempo suficiente para terminar todas as pontas soltas. 

   “A decepção com A Esperança atinge principalmente como Collins inicia sua reta final. É quase como se ela não tivesse tempo suficiente ou capítulos para lidar com todos os seus tópicos”.

RESUMO (CONTÉM SPOILERS DA TRAMA)    

  Este último livro da série é, como os anteriores, surpreendente e, sobretudo, marcante. Com uma narrativa ainda rápida e seca, o livro produz no leitor a exata sensação de desespero que a protagonista Katniss passa. As três partes em que o livro é dividido possuem seus ápices de adrenalina, sendo assim o livro mais intenso da série.

  “As Cinzas”, primeira parte do livro, prepara o leitor para os baques que as partes seguintes causarão.  Começa com Katniss vendo o Distrito 12 destruído após o bombardeiro da Capital. Em seguida, ela volta para o Distrito 13, onde passa boa parte do livro.
A segunda parte do livro, além de outros acontecimentos, é onde Peeta é resgatado da Capital e onde se descobre que ele foi teles sequestrado. É onde o Distrito 13 invade o Distrito 2 para enfraquecer a Capital.

   Como de praxe, a última parte dos três livros, além de surpreendente, tem um final rápido com uma reviravolta enorme. “O Assassinato” é intenso o suficiente para que, sozinho, faça com que A Esperança se já um livro marcante. Suzanne Collins conclui a série de maneira espetacular ao narrar as sequelas que os participantes de uma guerra sofrem, seja esta em busca da liberdade ou pela re-afirmação de uma religião.




Helesanbimalena :)