sexta-feira, 4 de julho de 2014


Resenha

Deixe a Neve Cair – John Green, Maureen 

Johnson e Lauren Myracle


   O livro, em geral, me conquistou. O ponto alto: como as três histórias se encontram de alguma maneira. Essa parte foi genial! O livro todo foi. Quando três ótimos autores se juntam para escrever um livro, o resultado não poderia ser nada mas espetacular. Cada um dos três contos possui um protagonista único, e os três são bem cativantes. O livro é montado por três contos, cada um de um autor diferente. Eles têm como cenário uma cidade pequena que foi atingida por uma nevasca que: prendeu uma garota no trem com lideres de torcida afetadas, fez três amigos interromperem uma maratona de filmes para levar um twister para as mesmas lideres de torcida e deprimiu uma adolescente ao parar o mesmo trem e impedir seu namorado de chegar até ela. Mas tudo isso de uma forma divertida, intrigante e definitivamente romântica.
O EXPRESSO JUBILEU- Maureen Johnson
   Jubileu é uma adolescente que esperava comemorar duas coisas com seu namorado: o natal e o aniversário de um ano do casal. Mas quando seus pais – colecionadores fanáticos da  Cidade do Papai Noel Flobie – são presos por causa de uma confusão que ocorreu quando eles estavam na fila para conseguir uma peça para a coleção. Com isso, Jubileu foi forçada a entrar num trem e ir para a casa da sua avó para passar o Natal lá. Mas com a nevasca que atacou a cidade, o trem teve um problema e ficou parado em frente a uma Waffle House. Como se não pudesse piorar, Jubileu teve que aturar lideres de torcida afetadas no trem e no restaurante. Mas tudo muda quando ela conhece Stuart e ele a convida para ir para a casa dele- e ela aceita.

   Ele mora com a irmã mais nova e sua mãe, e Jubileu acaba ficando na casa deles durante a noite, simplesmente porque não há outra alternativa. Ela se sentia culpada por estar “abandonando” o namorado desse jeito, mas ao longo do conto ela percebe que, na verdade, ele não se importa. Ela percebe que tem mais em comum com Stuart do que pensava e uma coisa que a mãe dele diz a faz pensar bastante e faz uma coisa que deixa o conto beeem romântico. O final é bem previsível, mas é fofo do mesmo jeito.

   O modo como Maureen escreveu uma história dessa sem ser melosa demais vai agradar muitos. Pra mim, esse foi o melhor conto dos três. Maureen tem um escrita suave, eu acabei o conto sem perceber e querendo mais. Depois desse livro, definitivamente irei comprar algum livro da autora.

O MILAGRE DA TORCIDA DE NATAL- John Green

   Já li todos os livros do Generic Viagra John publicados no Brasil e preciso dizer que esse foi o que eu menos gostei. É bom, mas não como as outras coisas que ele escreveu. O conto é meio lento e só fica mais agitado no final, e quando você chega nessa parte fica mais difícil de parar de ler. Como tudo do Green, tem romance na história, mas só acontece no final do conto.

   Esse conto se passa na mesma cidade do primeiro, e conta a história de três amigos que interrompem uma maratona de filmes na noite antes do Natal para levar um twister até a Waffle House. Eles tomam essa decisão após um amigo ligar para eles avisando que um trem cheio de lideres de torcida empacou em frente a sua loja, e elas estão lá e querem um twister. Os três adolescentes- JP, Duke e Tobin- estão numa corrida contra mais dois grupos que também foram convidados a levar o jogo até o local. A princípio, eles estão com uma vantagem sobre os outros grupos, mas quando o carro deles fica preso num monte de neve a uma distância razoavelmente grande da lanchonete, as coisas complicam.

   Correndo contra dois grupos e uma nevasca, as chances de eles chegarem primeiro parecem quase impossível. Para descobrir se eles conseguem ou não, vocês precisam ler o livro.
No geral, gostei do conto, mas se fosse menos lento no começo, seria melhor. Lendo o conto dá consegue-se perceber que é do John, porque ele tem um jeito especial, mas não é o seu melhor trabalho.


   O SANTO PADROEIRO DOS PORCOS- Lauren Myracle

   Esse pode não ser o melhor conto do livro, mas é o mais divertido. Após passar por um término de namoro, Addie está desesperada. Ela está deprimida e passando por uma crise. Após convidar Jeb (seu ex namorado) para encontrá-la no Starbucks e ele não aparecer, ela se desespera e num impulso corta seu cabelo e o pinta de rosa. Depois disso, vai para a casa e fica lamentando por tudo.

   Na manhã de Natal, ela chama suas melhores amigas para ter apoio, mas não sai como o esperado. Acaba brigando com elas, porque uma delas acha que Addie só pensa em si mesma, e ao longo do conto outras pessoas  (inclusive ela mesma) dizem isso. Mas ela muda, e no final da história ela é uma pessoa bem diferente. Consegue seu namorado de volta, e prova que não pensa só em si mesma quando consegue pegar o Gabriel para sua amiga- apesar de todos os empecilhos.

   O final é meio inesperado, e gostei da maneira como tem personagens dos três contos no mesmo lugar, e eles têm uma ligação.



Helesanbimalena :)