segunda-feira, 9 de junho de 2014

Resenha:

A estrela que nunca ira se apagar.


Muitas pessoas já leram os famosos livros do autor John Green (A Culpa é das Estrelas). Muitos não sabem que a vida de Hazel Grace, na verdade, foi inspirada na vida de Esther Grace, uma amiga de John Green que passou uma parte da sua vida batalhando contra o câncer. John Green conheceu a amiga em uma conferência em 2009 para fãs de Harry Potter. Esther era fã de Harry Potter e dos vídeos que John fazia junto ao seu irmão

Edição

A intrínseca fez uma ótima edição do livro, não sei se é igual a original, dos EUA. Mas, sendo ou não, está lindíssima, e o livro consegue transmitir todo tipo de felicidade ao passar as páginas, de forma que o leitor consegue sentir, junto com a narrativa, tudo que a história queria passar.

O Câncer
Esther Grace foi diagnosticada em dezembro de 2006 com carcinoma papilar da tireoide, já com metástases no pulmão. Com o tumor nos pulmões, ela precisou usar tubos de oxigênio para auxiliar na respiração, ficando assim cada vez de se locomover. Esther conquistou diversos amigos através do seu canal no Youtube chamado “cookie4monster4″, criado no final de 2008. Através da criação do canal, Esther conseguiu chamar a atenção da autora J.K. Rowling que mandou um desenho para ela do Chapéu Seletor, com os dizeres: “To Esther, with love and best wishes always – Jo” (Para Esther, com amor e muitas felicidades sempre – Jo).

A Felicidade
Uma das coisas que eu mais gostei não só no livro, mas em Esther, é a felicidade que ela tinha ou buscava ter, mesmo sabendo da doença que tinha, mesmo com todas as lutas, ela era simples e feliz, pude abrir os olhos para a minha vida pessoal e observar quantas coisas bonitas e felizes existem nela sem que eu tenha dado conta em algum momento.

Você chorou com A Culpa é das Estrelas? Hahahaha
Isso nunca aconteceu antes, eu recebi o livro, tirei-o da caixa e segurei, olhei para foto de Esther que estampava a capa, fiquei pensando no assunto (já havia lido sobre o livro e sobre sua vida antes), fiquei emocionada sem ao menos ter lido a primeira página do livro, só em ver o sorriso de Esther, a felicidade dela. Antes da página 70, lá estava eu, emocionada novamente. Incrível pra mim. Foi algo espontâneo, já que eu nunca consegui chorar com um livro.
(Nossa, eu já falei tanto da felicidade dela que vocês vão achar que eu sou uma pessoa carente ou algo do tipo rs)

A História
No livro temos vários pontos de vistas, dos pais, da própria Esther (em seu diário), dos médicos… Como digo antes, acompanhamos os passos do tratamento e a luta de Esther Grace acompanhamos ela no hospital, em casa, no restaurante comendo lagosta :D (aliás, Esther adorava usar essas “carinhas”, no livro tem uma página só disso). Eu não achei o livro chato, achei algo bem suave, mesmo se tratando de um assunto complicado e sensível.

Vale a pena?
Olha, se você é fã de A Culpa é das Estrelas, vale muito, muito mesmo. Se você nunca leu A Culpa é das Estrelas vale mais ainda, a história de Esther é incrível – não que a morte dela seja algo “incrível”, é algo triste, mas ao decorrer disso, aprendemos muitas coisas (pelo menos eu). É um tipo de livro que: Você precisa ler para se sentir bem, posso dizer, “reativar suas emoções”.

Infelizmente Esther Grace não chegou a assistir os últimos filmes da Saga Harry Potter. John Green diz que a pessoa que ele mais queria que lesse o livro, não o fez. =/


“Esther era uma pessoa incomum, e conhecê-la me lembrou de como os adolescentes podem ser introspectivos e ao mesmo tempo ter uma empatia estonteante. Pensar sobre essas qualidades me deu uma nova visão dessa história, que tentei escrever por 10 anos. É importante dizer que Esther era muito diferente de Hazel e que eu certamente não quis me apropriar da história dela. Mas eu jamais poderia ter escrito este livro se não a tivesse conhecido. Ela inspirou cada palavra.”
John Green