segunda-feira, 21 de abril de 2014

Procura-se Aslam!
Ao ficar sumido por 100 anos, onde Aslam se meteu?




            Por: Helena Fontes

“Ao roubar o trono de Nárnia, Jadis (feiticeira branca), justificando o feito com o argumento de ser uma Filha de Eva e descendente dos Gigantes do Norte, governa Nárnia por 100 anos. Ao longo deste reinado, Aslam sumiu. Mas por onde ele andou?”

No livro (e também no filme), Aslam só reapareceria quando os dois filhos de Adão e as duas filhas de Eva fossem a Nárnia. Porém, em momento algum disseram o local em que Aslam permaneceu durante os 100 anos.

Nós, do blog Apaixonadas por palavras, pesquisamos a fundo todos os lugares nos arredores de Nárnia e descobrimos locais possíveis e impossíveis para a morada do poderoso leão.

Lugares possíveis:
Cair Paravel: castelo onde os reis de Nárnia governam. Porém, seria muito fácil de ser encontrado por seus súditos e até mesmo pela feiticeira.

Durne: a maior das Ilhas Solitárias. Um bom local, porém, solitária até demais.

Monte Aslam: local construído ao longo dos anos ao redor da Mesa de Pedra. Por ser de Aslam pode até parecer seguro, mas é muito óbvio. Além disso, as cavernas de lá são úmidas.

Lugares impossíveis:

Ilha Água da Morte: seu lago transforma em ouro legítimo tudo o que nele cair. Mesmo para o poderoso leão seria perigoso. Já pensou se ele vira uma estátua de ouro?

Mesa de pedra: local onde Aslam é sacrificado pela Feiticeira Branca, no lugar de Edmundo. Como já diz o nome, é uma mesa, e o local é aberto. Imagine se chovesse!

Rio Ruidoso: demarca a fronteira entre Nárnia e o Norte, terra dos gigantes. Como foi falado no início da reportagem, a feiticeira branca é descendente de gigantes. E se ela for a mais boazinha da espécie? Imagine o que eles poderiam fazer com o Aslam.

Enfim, chegamos à conclusão de que o lugar mais indicado é o País de Aslam, local para onde Aslam leva tudo o que seleciona no final do mundo de Nárnia. É lá que os selecionados encontram seus antepassados e onde nenhuma feiticeira metida a besta poderia mandar e desmandar e o poderoso leão poderia reinar em paz.

A aparição do Papai Noel em Nárnia


Papai Noel da um susto em Lucia, Susana e Pedro ao chegar a Nárnia, mas também traz presentes.


            Por: Maissa Vicente

“Quando Lucia, Susana e Pedro fogem da casa do castor eles se escondem até os soldados da feiticeira saírem, quando eles saem dão de cara com o Papai Noel que da alguns presentes para eles.”

Quando Lucia, Susana e Pedro recebem os presentes ficam surpresos ao ver que não são brinquedos e sim armas brancas de guerra. Mas eles sabem que iram precisar dessas armas para usar contra a feiticeira e seus aliados, e ficam gratos pelo presente.
O suco da flor de fogo foi dado a Lucia. Um arco e uma trompazinha para Susana. Uma espada grande de prata para Pedro. Edmundo não ganhou presente por que ele estava no castelo da Feiticeira.
O suco da flor de fogo de Lucia cresce nas montanhas do sol, e que pode curar qualquer ferida, e também acabou salvando  a vida de Aslam.
O arco de Susana é um arco medieval parecido com o modelo Huno e assimétrico inteiriço além de ser  curvado, e também uma aljava cheia de setas e uma trompazinha de marfim. Foi inventado na Ásia central e levado para a Europa pelos Hunos. Sua simetria permite que ele seja pratico em qualquer tamanha.
A espada de Pedro é medieval também, mas não conseguimos achar o modelo, mas sabemos um pouco sobre ela, à espada é formada basicamente por uma lamina de metal com gumes nos dois lados, essa lamina e fixada a um cabo feito de metal.

“No Seu mundo tenho outro nome”
          A história do sacrifício de Aslam é a mesma de Jesus Cristo?

Por: Sandy Santos Costa                                               

“Aslam sacrifica-se no lugar de Edmundo Pevensie para livrá-lo da morte, o que assemelha-se com o sacrifício de Jesus no Calvário para nos libertar da morte .”

Aslam é um leão muito respeitado em Nárnia, que faz um papel semelhante ao de Jesus Cristo. Segundo muitos leitores e cristãos, Aslam é uma alegoria para Jesus, pois os valores e atos praticados por Aslam são semelhantes ao de Cristo. Refere-se à Aslam também como filho do Imperador de Além Mar, este que faria o papel de Deus, reforçando o papel de Aslam como Cristo. Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Aslam sacrifica-se no lugar de Edmundo Pevensie para livrá-lo da morte, o que assemelha-se com o sacrifício de Jesus no Calvário para nos libertar da morte .

Outra possível referência cristã é a sua transfiguração em cordeiro no livro A viagem do Peregrino da Alvorada, também uma referência a Jesus Cristo, como descrito em Apocalipse 7:10: "Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro". Curiosamente essa forma se mostra no País de Aslam, com o qual podemos estabelecer um paralelo com o Paraíso, onde Jesus é constantemente declarado como "o Cordeiro", conforme é descrito no Apocalipse. Em  uma passagem do filme, Aslam diz: "No seu mundo tenho outro nome, você precisa aprender a me reconhecer lá" , interpretando de uma maneira cristã, o leão estaria se referindo a Jesus Cristo.

Quase sempre o que Aslam faz ou diz ao longo das histórias, possui paralelos cristãos. Aslam é um personagem diferente para muitos, mas Lewis, que também era escritor de teologia, mostrou, pelas semelhanças e imagens usadas, que quis apresentar aos seus leitores aquele mesmo personagem que tanto intriga nosso mundo.

Então "As crônicas de Nárnia" é realmente um filme cristão? Sim. Levando em conta a religião do autor e a comparação com a bíblia, podemos dizer que é uma representação cristã, porém, de uma forma muito sutil.  Seria Nárnia o "céu"?  Talvez, mas independente da sua religião, do seu Deus, aprenda a reconhecer Aslam na Terra, e você chegará aos céus, ou em Nárnia, quem sabe.